sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Curso de Redação

Hoje estamos trabalhando um tema muito interessante da banca AOCP. Ela realizará o concurso do BRDE no Sul.

Veja o tema:

Com base no conteúdo dos textos 1 e 2 acima e em outras informações de seu conhecimento, redija um texto dissertativo no qual você responda a seguinte pergunta:


Você tomaria vacina contra a gripe H1N1, em uma clínica particular, se você não estivesse em um dos grupos que serão vacinados pela rede pública? Por quê?

Veja os textos mencionados nesse link-
http://www.aocp.com.br/concursos/arquivos/tecemdesenvolengenheiroagronomocaixars.PD

Ao analisarmos a proposta, uma dúvida muito comum é:

Será que podemos usar a primeira pessoa do singular? Afinal, ao estudarmos os livros de redações tradicionais o que nos é dito como regra é que é proibido usar a primeira pessoa do singular nas redações dissertativas.

Bom, isso não é bem assim. Depende do caso. Nessa proposta o tema pede para você se posicionar, respondendo inclusive "se tomaria ou não a vacina" . Trata-se de uma exceção da regra. Pode-se aqui, nesse tema, usar a primeira pessoa... mas como temos certo receio do que a banca poderia ou não considerar, o melhor seria darmos a nossa opinião usando a primeira pessoa do plural. Assim:

Nós devemos tomar a vacina H1N1... (Se for a favor) ou

Diante dos riscos de se tomar a vacina, nós não devemos tomá-la...(se for contra)

Mas, reafirmo que não haveria problemas em começar assim...

Eu tomaria a vacina H1N1 na rede privada pelo fato de confiar...

Se você usar a primeira pessoa do singular, não fique o texto inteiro usando expressões duvidosas como: "eu acho", "eu não acredito"... assim que se posicionar você pode começar a usar a terceira pessoa ou a primeira do plural- seria uma forma mais prudente de embasar sua argumentação.

Exemplo: "Eu tomaria a vacina H1N1 independentemente se for na rede pública ou privada, por ser uma forma de nós nos defendermos desse vírus que tem matado muitas pessoas e tão rapidamente."

Veja que aqui eu consegui sair da primeira pessoa do singular para a primeira do plural e daí em diante é fácil manter a mesma pessoa.

O que se deve aprender com essa banca:

Que as regras tradicionais podem ser quebradas quando for conviniente.

Em breve apresentarei uma redação que tirou nota 10 e o autor faz exatamente o contrário do que a maioria dos livros didáticos ensinam. Mostrando para banca que "as regras foram feitas para serem quebradas".


Bom pessoal, espero que tenha sido útil. Fiquem à vontade para comentar. Um abraço,


Até breve.
























Nenhum comentário: