quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Redações comentadas


TEMA: O mundo precisa de sonhadores e o mundo precisa de realizadores. Mas acima de tudo, o mundo precisa de sonhadores que realizam.

Autor: Walter Kuhn

Título: Viver o presente

A cultura em que vivemos está presente em todas as nossas decisões. Sempre ouvimos que é preciso planejar a vida profissional, familiar e financeira, ; mas, muitas vezes, esquecemos deesquecemo-nos de viver o presente.

Estamos sempre correndo atrás de nossos sonhos. A cada ano que se encerra, fazemos planos e metas para o próximo ano. Por vezes, mudamos os nossos planos porque nem sempre, as coisas acontecem como planejamos. Vem a frustaçãofrustração, a desilusão e a descrença. Impulsionados pela nossa cultura de que temos que ser felizes o tempo todo, voltamos a buscar insaciavelmente nossos sonhos novamente.

PressentePresente! Esse é o momento único onde nós temos o poder para fazermos as mudanças no curso de nossa vida. Muitas vezes, ficamos fazendo planos, sempre pensando no futuro e, quando nos damos conta, o presente foi relegado ao segundo plano. Tudo que realizamos acontece no tempo presente. Sobre o passado e o futuro nós não temos domínio.

Precisamos sonhar. O sonho é o nosso combustível, mas, para que sejamos realizadores, temos que viver com plenitude o tempo presente. Só assim, seremos sonhadores que realizam.

COMENTÁRIO
Texto relativamente bem escrito, sucinto e dentro do limite de linhas estabelecido pela banca (25 linhas). O tema foi adequadamente abordado. Entretanto, para o autor atingir a nota máxima, deveria ter desenvolvido melhor as ideias intrínsecas ao tema, mostrando e/ou exemplificando a importância da contribuição dos sonhadores-realizadores em relação à evolução histórica da atividade humana.

                        Competências avaliadas

1.
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
1,5

2.
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
1,5

3.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
1,5

4.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
2,0

5.
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
2,0

                                    Total
8,5 (muito bem)

                        Desempenho do aluno em cada competência


Nota 2,0 - Satisfatório
Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom
Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular





Nenhum comentário: