quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Redações comentadas


Tema: Por que causa o jovem tem se mobilizado atualmente.

Os jovens atualmente estão poucos engajados nas discussões dos grandes problemas que afligem o país, mas tem há (EVITAR LINGUAGEM COLOQUIAL) uma minoria barulhenta que quer impor suas ideias.
Os jovens, idealistas que são, observam todos os dias, nas diversas mídias, a corrupção, o desmazelo e a falta de ética dos nossos governantes. Esse O sentimento de impunidade afasta os jovens da política, de da lutar por melhorias e mais igualdade social. No Brasil, a política parece que está reservada para as pessoas de mau caráter, sem compromisso com a sociedade. Queal o jovem, que nestas condições, quer se envolver na política e discutir os grandes temas nacionais?

Por outro lado, existe uma minoria barulhenta que procura espaços na mídia para tentar impor suas ideias. É, no mínimo, preocupante que alunos da USP estejam fazendo apologias sobre ao uso da maconha. O que é pior é usar esse pretexto para pregar a autonomia da USP. Afirmam que estão lutando contra a “ditadura”. Isto Nada nada mais é do que um pano de fundo para fazer daquela universidade um território livre onde as leis não precisam ser cumpridas.

A quase totalidade dos jovens não concorda com todas essas as mazelas e corrupções que assolam nosso país. Está Estão faltando líderes que acendam a chama da esperança de um Brasil melhor. Basta riscar o fósforo, ; o resto deixa com os jovens.  

Comentário
A conclusão no último parágrafo é contraditória com o restante do texto. Se os jovens de hoje não se mobilizam por causas importantes, não faz sentido a idea exposta no último período.

 

Competências avaliadas

1.
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
1,0

2.
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
1,0

3.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
1,0

4.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
1,5

5.
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0,5

                                    Total
5,0

                        Desempenho do aluno em cada competência


Nota 2,0 - Satisfatório
Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom
Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular



Um comentário:

Unknown disse...

O autor desta redação é Walter Kuhn.